sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SÃO CARLOS OFICIALIZA HOMENAGEM A DOM HÉLDER CÂMARA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Câmara Municipal de São Carlos:


O município de São Carlos oficializa nesta segunda-feira (24) a substituição do nome uma rua no bairro Vila Marina, zona norte da cidade, que passa a ser denominada "Dom Hélder Câmara", após a retirada da homenagem ao delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury. O delegado que comandou torturas a presos políticos durante a ditadura militar dá lugar ao arcebispo de Recife e Olinda que no mesmo período defendeu a liberdade e a democracia.

A alteração do nome foi determinada por lei aprovada pela Câmara Municipal no dia 12 de maio deste ano. O descerramento da nova placa será nesta segunda-feira às17h30, com presença do ministro Paulo Vanucci, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

A mudança do nome da rua foi proposta pelo presidente da Câmara de São Carlos, Lineu Navarro (PT), com apoio dos moradores que elaboraram abaixo-assinado. Ao projeto foram anexadas também manifestações de organizações não-governamentais como o grupo "Tortura Nunca Mais" e de personalidades e ex-presos políticos.

A nova denominação, segundo Lineu Navarro "corrige um equívoco histórico", passando homenagear "uma personalidade que lutou pela paz e pela liberdade".Dom Hélder Pessoa Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999, reconhecido defensor dos direitos humanos, combatente da ditadura e indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.


PROGRAMAÇÃO
-
O descerramento da placa faz parte das comemorações, em São Carlos , do centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, cuja programação inclui debates sobre Direitos Humanos e uma sessão solene nesta segunda-feira.

Às 14 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será realizada a mesa redonda "Democracia, Memória e Direitos Humanos em Brasil". Na abertura estarão presentes o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o prefeito Oswaldo Barba (PT), o presidente da Câmara Municipal, Lineu Navarro (PT), o ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da UFSCar, Newton Lima, e o conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Renato Simões.

Participarão da mesa redonda os professores João Virgílio Tagliavini (UFSCar), Marly de Almeida Gomes Vianna (UNIVERSO) e Caio Navarro de Toledo (Unicamp).

Às 15h30 haverá o café de boas vindas ao ministro Paulo de Tarso Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República. Às 16h o ministro proferirá a palestra intitulada "Direito à Memória e à Verdade".

Às 17h30, ocorrerá o descerramento da placa denominativa da rua "Dom Helder Câmara", na Vila Marina (zona norte da cidade), próximo à UFSCar.

Às 20h, no auditório Professor Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (USP) será realizada uma sessão solene da Câmara Municipal, comemorativa ao Centenário do Nascimento de D.Helder Câmara, com presença do ministro Paulo de Tarso Vannuchi.

Para mais informações
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS
(16) 3362 2045
ASSESSORIA DO VEREADOR LINEU NAVARRO
(16) 3362 2036

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA VISITA DO MINISTRO DOS DIREITOS HUMANOS A SÃO CARLOS PODE SER CONFERIDA NO PORTAL DA UFSCAR, EM WWW.UFSCAR.BR.

Nenhum comentário: